Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma iniciativa inovadora, a Mecanoo apresenta um projeto de habitação social inovador em Kaohsiung, simbolizando a primeira empreitada da cidade em soluções de vida comunitária. Este empreendimento não apenas aborda a necessidade urgente de moradia acessível, mas também enfatiza a importância dos espaços coletivos na melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O complexo habitacional em Kaohsiung abriga 245 unidades entre 25 e 75 m2, projetadas para uma grande variedade de usuários, desde casais jovens até famílias com filhos, estudantes, idosos ou pessoas com necessidades especiais.
Uma mudança de paradigma na participação pública. No coração do projeto de habitação social da Mecanoo está uma abordagem sem precedentes para a participação pública. Ao contrário dos modelos convencionais, esse empreendimento coloca o poder de tomada de decisão diretamente nas mãos dos futuros moradores. Ao adotar uma estratégia inovadora, os usuários poderão definir ativamente os programas dentro dos espaços coletivos. Esse modelo participativo garante que as áreas comuns atendam precisamente às necessidades, preferências e aspirações da comunidade.
Sky Park. Localizado entre a nova área verde e o bairro existente ao longo da ferrovia, o complexo habitacional será um projeto inaugural como parte de uma grande reurbanização urbana com edifícios de uso misto para toda a região. O terreno triangular define a forma dos dois prédios conectados por uma cobertura verde em torno do pátio, servindo como entrada para os moradores.
Salas comerciais no perímetro do térreo geram vida nas ruas e ativam os espaços públicos ao redor do prédio. O volume leste abriga a maioria dos apartamentos, enquanto a torre oeste concentra-se no programa de uso misto, com instalações sociais e apartamentos. Distribuído em vários andares e conectado por terraços verdes, o "sky park" é um centro social aberto ao público, reunindo moradores e a comunidade local.
Fachada. Uma malha lúdica de elementos verticais e janelas cria ritmos variados na fachada. A profundidade entre a estrutura e as paredes exteriores fornece sombra e reduz o ganho de calor solar dentro dos apartamentos. Diferente da maioria dos blocos habitacionais em Taiwan, onde materiais de fachada são usados para cobrir paredes, pilares e lajes, a escolha da Mecanoo para esta habitação social é criar um contraste entre estrutura e paredes: azulejos cerâmicos verdes e brancos são usados para preencher a grade estrutural. Os azulejos coloridos, um material típico amplamente utilizado na arquitetura taiwanesa, se unem em uma composição lúdica para padronizar a identidade visual do Kaohsiung.